Avaliação Psicológica
TDAH (Transtorno de defit de atenção e hiperatividade), TEA (Transtorno do espectro autista), Laudo bariatrico e Transtornos de Personalidade.
A avaliação psicológica é um processo técnico e cientifico afim de avaliar as potencialidades, resistências, avanços e as dificuldades do indivíduo. São dificuldades cognitivas e comportamentais apresentadas por pessoas de diferentes faixas etárias.
Possibilita uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos. Documento com finalidade de produzir diagnostico psicológico ou não, é um processo a fim de gerar orientações, recomendações, encaminhamentos, e intervenções pertinentes á pessoas, grupos ou instituições.
Laudos Técnicos
O laudo psicológico é o resultado de um processo fundamentado em teórico e técnica sendo um processo investigativo que expõe condições psicológicas, apresenta procedimentos e conclusões geradas fornecendo informações necessárias e relacionadas á demanda a relatar.
Sendo informações técnicas e científicas para encaminhamento, intervenções, diagnósticos, prognósticos, hipótese diagnostica, evolução de caso, orientação ou sugestão de projeto terapêutico.
Parecer psicológico
O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito com a finalidade de uma análise técnica onde visa a dirimir dúvidas de uma questão- problema no documento ou campo psicológico interferindo na decisão do solicitante podendo ser indicativo, ou conclusivo sendo específico ou amplo.
O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica.
Diagnóstico e psicodiagnóstico
Diagnóstico: é o processo no qual se recebe o paciente do modo como ele pode apresentar seu sofrimento psíquico e auxiliá-lo na análise identificando seu quadro clínico. Nem sempre são necessários ou pertinentes a utilização de testes. Os Diagnósticos são: individuais, em grupos ou de interações, casais, familiar.
Psicodiagnóstico: Com técnicas psicológicas avalia os sintomas, costumes e comportamento dos pacientes, aprofundar-se neles e estuda-los. Identifica e compreende possíveis queixas e distúrbios, sendo objetivo e mais precisos. Pressupõe utilização de testes para entender aspectos mais específicos.
Perfil Psicológico e comportamental
Perfil Psicológico: Descrição detalhada das características psicológicas de um indivíduo, que incluem aspectos cognitivos, emocionais, traços de personalidade, e comportamento, identifica padrões e tendências que podem influenciar suas ações e decisões. Auxilia na identificação de características individuais, permitindo uma melhor compreensão das motivações, habilidades e possíveis tendências de uma pessoa.
Perfil Comportamental: Características pessoais que preveem futuras atitudes, compreende e identifica posturas adotadas do indivíduo diante de determinados estímulos, reação diante de uma situação específica e reações emocionais.
orientação vocacional e profissional
Vocacional: Está liga a busca de uma profissão, identifica características e preferências no processo que considera valores, competências, habilidades, interesses e desejos. Para quais podem a ter aptidão e indicar as áreas de trabalho e explorar possíveis trajetórias para o futuro.
Profissional: Direcionamento a uma profissão já escolhida ou exercida, entende interesses e habilidades, explora opções na carreira e cria um plano de ação. Destina-se a pessoas interessadas em fazer transição de carreira, pois determina uma direção a seguir e avaliação para carreiras estagnadas, ascensão, e troca de carreira que querem progredir.
neuropscicologico ou neurocognitivo
É a aplicação da psicologia e neurologia. Avalia as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Investigação detalhada que avalia as funções cognitivas do indivíduo, tais como, atenção, memória, linguagem, aprendizado, entre outros, também se concentra entre aspectos sociais, emocionais e funcionais. A técnica da avaliação neuropscicologica investiga lesões cerebrais ou dificuldades no funcionamento neurológico como a dislexia, transtorno de deficit de atenção, hiperatividade por meio de testes, escalas psicológicas e questionários.
psicopedagogico
Avaliação detalhada das capacidades cognitivas, emocionais, e educacionais do indivíduo é importante como ponto de partida para elaboração de um plano de intervenção educacional personalizado, atendendo as necessidades especificas da criança ou adolescente (alunos) geralmente. Identifica dificuldades de aprendizado, distúrbios ou outras necessidades educacionais especiais, proporcionando um aprendizado mais adequado e eficaz.
Empresarial/Organizacional
Treinamento comportamental é uma capacitação oferecida pelas empresas, visando aperfeiçoar certas habilidades nos colaboradores. Geralmente, ele foca no desenvolvimento das chamadas soft skills, que são competências que trazem benefícios para a vida profissional e realização das tarefas do dia a dia da companhia. Dois exemplos de soft skills aprendidas em um treinamento comportamental são liderança e gerenciamento de tempo, existem inúmeras outras qualidades que podem ser desenvolvidas com esse tipo de capacitação, tais como comunicação, resolução de conflitos, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, gerenciamento de tempo, autoaperfeiçoamento.